quarta-feira, 31 de agosto de 2016

                                                   Experiência do sensível 
                               Atividade do sons

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

terça-feira, 16 de agosto de 2016


                 Experiência do Sensível - Relógio de Sol


Relógio de sol corresponde a um método ou procedimento utilizado para medir a sucessão das horas ou do tempo por meio da visualização do modo como a luz solar incide na terra em diferentes posições e é justamente essa variação que fornece as horas.

O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas, dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional. Assim, a luz do sol ao variar resulta nas sucessões das horas.















quarta-feira, 3 de agosto de 2016

                            Experiência do sensível
                                Atividade do som:

Calopsita é uma linda ave de origem australiana bastante difundida no mundo todo, inclusive aqui no Brasil já há bastante tempo! No seu habitat natural, costuma viver em regiões desérticas, chegando a viajar quilómetros de distância, em bandos,  a procura de alimento, próximo às águas dos rios. 
Predominantemente cinza na Natureza, ao longo do tempo foram surgindo variedades em sua coloração pelas mãos do Homem, o que chamamos de "mutações".
Realmente a Calopsita é muito especial! Seu jeito curioso e amigável, sua inteligência, deixam-nos encantados!  A facilidade em reproduzir sons, assobiar, imitar palavras,  e de ser domesticada,  faz com que, cada vez mais, pessoas busquem nesse pássaro um animal de estimação.

https://soundcloud.com/jackson-jesus-1/concerto-dos-animais



                                         Diário sonoro


Minha rotina do dia 23/07/2016, começa com um despertar da manhã de sábado;

7h:05:  acordei as 7h:05min depois de mim levantar da cama fui ligar o computador.
8h:30min: Eu estava no computador fazendo a atividade porem me sentindo incomodada com a cantoria de meu irmão que claro estava fazendo de propósito.
9:00h: surpreendente hoje foi um dia calmo em minha casa sem muito barulho eu estava mexendo no celular
10:00 eu estava na casa de minha tia arrumando o cabelo e ouvindo um pagode
11:00 ainda na casa de minha tia
12:00 já em minha casa preparando o almoço com minha mãe
13:00 conversando com o meu namorado
14:00 fazendo um suco no letificado
15:00 fui dormir
19:00 me arrumando para sair e ouvindo tv
20:00 dentro do carro conversando com meu namorado sobre umas lagostas que eu comprei
22:00 voltando para casa e discutindo com meu namorado
23:00 me preparando para dormir

24: 00 terminei de assistir na netflix 


Texto 2

Todo dia me debato com sons, sons de carro, de passarinho, sons de sons e por diante, e hoje é claro não seria diferente houvi assim que acordei o sons do despertador, na verdade foi ele que me acordou, depois veio sons de blablablá de conversas internas e externas em minha casa, no ônibus e principalmente no trabalho.

E ao entardecer do dia ouso sons de carros, de um caminhão gritante que berrou em meu ouvido, de umas meninas do colegial super energéticas, do povo gritando espera motorista. E pela noite ouso a voz melosa de um amor em seguida as aulas de um educador e por fim ouso mais nada agora só esperar os sons do outro dia.

sábado, 9 de julho de 2016

              Experiencia do sensível: Folhas ao vento (06/07/2016 - 13/07/2016)                                              

                                                                 Araçá


Fazendo parte da mesma família da jabuticaba e da goiaba (família Mirtacea), o araçá é uma fruta que possui espécies variadas. O nome araçá vem do tupi e significa “planta que tem olhos”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante. Existem diversas espécies de araçá, sendo as mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga.
Característica: O araçá é uma fruta pequena, arredondada, com sementes, e a cor de sua polpa varia de acordo com a espécie.
Utilização: O araçá tem sua madeira utilizada na construção civil, cabos de ferramentas, lenha e carvão. Seus frutos são de cor vermelha, atraem a fauna e podem ser consumidos in natura ou na forma de doces, geleias ou sucos. O óleo retirado de suas folhas é empregado como antidiarreico e antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Suas raízes são utilizadas como diuréticas e antidiarreicas. O araçá pode ser utilizado também para a recuperação de áreas degradadas, pois tem crescimento rápido e atrai a fauna. Sua frutificação ocorre na primavera e no verão.

Pode ser encontrada:  Entre a Bahia e o Rio Grande do Sul e possui grandes quantidades de vitamina A, B e C, além de proteínas e carboidratos. 

PS: Vídeo da atividade em grupo: https://www.youtube.com/watch?v=DKEZhnsn4Gw

















terça-feira, 21 de junho de 2016

                                       
                                    Experiencia do sensívelÁgua 


Durante os últimos messes  o sul da Bahia vem enfrentando uma crise hídrica, que esta deixando vários municípios sem água. No caso de Ilhéus esta havendo um racionamento entre os bairros. Este fato só aumenta a preocupação com a longevidade  de nossas águas doces, que antes nunca pareceu inesgotável.  

Embora Ilhéus seja cercado por vários rios, lagos e cachoeiras, a situação é alarmante, uma de nossas barragens localizada no Iguape sofre com essa  estiagem, que abaixou o consideravelmente o nível de suas águas, em contra partida o rio Santana se mantém forte perante a estiagem prolongada, que segundo o professor formado em geologia, mestre em geoquímica ambiental, doutor em ecologia, e pesquisador da Universidade estadual de Santa Cruz, Francisco de Paula afirmou em uma de suas entrevista para um blog da região que o:                            
 “  - Rio Santana tem uma cobertura vegetal relativamente bem preservada, por não ter cidades grandes ao longo do seu curso...Tomando por base a preservação da bacia, eu diria que a do Rio Santana está em melhores condições.  As demais sofrem com problemas como esses: lançamento de efluentes sem tratamento e muito assoreamento por conta da erosão. “ ( Francisco de Paula 14/06/2016)

Em vista disso é conclusivo que o rio Santana,  mesmo sendo um dos principais mananciais de Ilhéus, se mantém forte pela pouca influência humana.  
A bacia hidrográfica do rio Santana presta um importante papel, por apresentar fragmentos conservados de Mata Atlântica e fornecer água para uma população com capacidade de 100 mil habitantes entre o municípios de Ilhéus e Buerarema. Sua área chega a drena 509,86 km2 , passando por quatro municípios no Sul da Bahia: Ilhéus, Buerarema, Itabuna e São José da Vitória, tendo a sua nascente na serra das Guaitaracas.

Ainda assim mesmo com tanta profusão é preciso ser cuidadoso com os nossos recursos naturais. Ilhéus, que antes era a costumada com a abundância dos recursos hídricos, hoje vive um momento de controle de suas águas.
                                                                                                                  

 
 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Experiencia do sensível: Terra
  
                                A terra de minhas memorias 


Ainda guardo em minhas memórias aqueles pés descalços na terra preta.
Toda aquela sujeira que na unha ficava não incomodava,
Eram evidencias de um dia recheado por diversas brincadeiras.
Recordo-me daquele solo generoso que tudo que ali plantava dava,
Podia ser o cajá, o cacau, o cupuaçu, o Jamelão, o limão tudo era concebido,
Naquela velha fazenda da terra preta.
Tudo fazia parte daquele pequeno e gracioso ninho, os banhos de cachoeira,
As nossas galhofas, e as altas mangueiras.
Eu  e os meus  primos adorávamos passar as férias lá,
Era “O MELHOR LUGAR DO MUNDO”.
Hoje nossos olhos se enchem de tristeza a voltar para aquela terra
Que antes era tão cheia de riqueza e nela só ver seca.
Toda aquela magia por ser o melhor lugar do mundo com sua grama verdinha, e suas volumosas  arvores, rio e a cachoeira,
Hoje não passam de lembranças.
Lembranças de uma velha infância.
                                                             ( Andreza Lau)



quinta-feira, 9 de junho de 2016

'' Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Todo dia. Esse jeito de ouvir além dos olhos, de ver além dos ouvidos, de sentir a textura do sentimento alheio tão clara no próprio coração e tantas vezes até doer ou sorrir junto com toda sinceridade. Essa intensidade toda em tempo de ternura minguada. Esse amor tão vívido em terra em que a maioria parece se assustar mais com o afeto do que com a indelicadeza. Esse cuidado espontâneo com os outros. Essa vontade tão pura de que ninguém sofra por nada. Essa saudade, que às vezes faz a alma marejar, de um lugar que não se sabe onde é, mas que existe, é claro que existe. Essa vontade de espalhar buquês de sorrisos por aí, porque os sensíveis, por mais que chorem de vez em quando, não deixam adormecer a ideia de um mundo que possa acordar sorrindo. Pra toda gente. Pra todo ser. Pra toda vida.
 Eu até já tentei ser diferente, por medo de doer, mas não tem jeito: só consigo ser igual à mim. "

(Ana Jácomo)